terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como resolver problemas de indisciplina?




Veja atividades práticas para fazer com os seus alunos, que os auxiliam a entender regras e noções de respeito ao próximo


Objetivos:
-Descobrir a importância dos combinados (regras) para que cada um seja respeitado.
- Elaborar, em conjunto, os combinados para o grupo, de modo que todos possam cumpri-los.
- Prestar atenção nas regras de convivência, pensando sobre o respeito que ele tem pelos outros.
Faixa etária: a partir de 3 anos.

Segunda a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I com pós-graduação em Alfabetização Glauce Rossi, da EMEI Santos Dumont, na Educação Infantil, os maiores problemas de indisciplina ocorrem com alunos que costumam ter reações agressivas e intolerantes, o enfrentamento e o desrespeito aos colegas e à professora, além da dificuldade de adaptação ao ambiente escolar. Mas o que fazer para que as crianças nessa faixa etária aprendam a ter disciplina e a respeitar regras, professores e colegas? Quais os desencadeadores dessas atitudes?
Para Glauce, entre os principais motivos estão os pais, que delegam para a escola toda a responsabilidade da Educação de seus filhos que, na realidade, deveria começar em casa, e a escola, que não consegue acompanhar as mudanças de vida e dos valores socioculturais da nossa sociedade. "Com essas mudanças, nossas crianças também não são as mesmas de décadas atrás. Atualmente, elas estão perdendo a 'primeira infância', em que o brincar é essencial para o seu desenvolvimento, mas a escola insiste em ensinar nos moldes antigos, mesmo na Educação Infantil, dando ênfase apenas à alfabetização, não levando em conta a importância do brincar nessa faixa etária", explica ela.
Dica de leitura!
O Leão e o Macaco
Essa é uma fábula que trata da família, do amor e do respeito ao conhecimento dos mais velhos. Com maestria e diversão, Ieda de Oliveira nos apresenta animais que nutrem e valorizam os belos sentimentos.
Autora: Ieda de Oliveira
Editora: Larousse
Preço: 26,90
Onde encontrar: www.larousse.com.br
Com relação à família, a professora diz que sua atitude é fundamental para a formação da criança, pois é nela que ocorre a maior parte dos aprendizados na vida dela. Por isso, são os pais que representam a primeira e a mais importante escola para a aprendizagem das regras de conduta, dos limites de comportamento, lidar com sentimentos e antecipar as consequências das ações dos seus filhos. Além disso, os pais devem acompanhar diariamente a vida escolar dos filhos, participando de encontros, palestras, reuniões etc.
Mas mesmo os pais tendo papel primordial, o professor e a escola também possuem a função de educador e, nesse caso, Glauce sugere ao professor agir com autoridade, com diálogo e respeito ao aluno, além de deixar claro que o que é errado é o comportamento e não o aluno. Mostrar à criança que ela desrespeitou um dos combinados (regras) do grupo e, por isso, há uma consequência para a quebra dele. Lembrando que a professora deve criar combinados (regras) com a turma de alunos logo no início do ano letivo. "O profissional erra quando exerce uma autoridade sem limites ou com exagero, desrespeita a criança com gritos, impõe suas regras e não leva em conta os combinados do grupo; isso não resolve a situação, pelo contrário, tende a criar novos problemas de indisciplina", diz ela.
Dica de leitura!
Mais Respeito, Eu Sou Criança!
Mais Respeito, Eu Sou Criança! é a reunião de poeminhas que eu gostaria de ter escrito quando tinha 8 anos, por aí. Isso porque esses versos são uma espécie de desforra de tudo o que eu queria palpitar na infância e que os adultos não me deixavam falar ou não quiseram ouvir. Explico: todo mundo diz que as crianças devem respeitar os adultos. E os adultos? Não têm de respeitar as crianças? Esse é um assunto sério mesmo... E, toda vez que um assunto é sério mesmo, o jeito é pensar nele por meio da poesia. Assim, a gente consegue dizer melhor o que sente, o que sonha e o que nos incomoda. A poesia é uma maneira gostosa de tirar o retrato dos nossos sentimentos. Por isso, com essa estranha câmera fotográfica nas mãos, escrevi esse livro para você, lembrando-me do tempo em que eu só ouvia: "Cala a boca, menino!", "Pare quieto, menino!", "Vá pro seu quarto, menino, que isso não é conversa pra criança!" E coisas do tipo... Ah, que desforra gostosa!
Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Preço: R$ 35,50
Onde encontrar: www.moderna.com.br
Para finalizar, a professora aconselha: "O papel da Educação Infantil é ir além da alfabetização, sempre pensando na criança como um indivíduo que necessita aprender coisas tão importantes como as matérias básicas. Respeitar as pessoas, o meio ambiente, exercer a cidadania, aprender sobre valores, higiene, responsabilidades e tudo o que for possível para a criança se tornar um adulto responsável".
Dica de leitura!
Segundo o artigo da revista de Educação da Universidade Estadual de Londrina, das professoras Josiane Peres Ferreria, Claudia Cristina Palácio e Márcia Maria Geron Favarim, dar limites às crianças na Educação Infantil é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. Começando, então, a combater a indisciplina. O professor nas aulas da Educação Infantil constrói conhecimentos, firma habilidades, estrutura significações, desperta potencialidades, assim também estabelecendo limites.

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